Adriana Rocha

MENU  OBRAS  TEXTOS  CURRÍCULO  PROJETOS  PROJETO PEDREIRA  FOTOS  ENGLISH

SOMOS PURO ESQUECIMENTO, NO AMBITO MAIOR DA VIDA (*)

O ponto de partida de qualquer elaboração é a consciência de um problema. Também na arte é assim e é o problema que conduzirá à experiência.
O problema que impulsiona minha produção, é pensar de que forma o homem lida com a inexorabilidade do tempo, esse tempo que nos esmaga e que, paradoxalmente, é uma criação humana, não existe.

Pensar nessa questão é o que me interessa acima de tudo. Em informações como as que dão conta de que 60 bilhões de pessoas já viveram aqui antes de nós. Lidar com esses vestígios, manipular imagens para que falem desses rastros, dessas pegadas. Estabelecer pontes entre o que julgamos saber e o que não temos idéia.
Por essa razão, as imagens que escolho para usar, não são importantes por seu significado original, mas por servirem como marcas desse tempo. Muito mais do que a pintura, a mim interessa a manipulação dessas imagens e o que elas me dirão ao final.

O uso de duas práticas distintas, como a pintura e a fotografia impressa, tem um motivo específico. A pintura é um processo lento, cheio de idas e vindas, passível de variadas interpretações. A foto é instantânea, objetiva, congela num átimo de segundo a verdade de algo. Mas quando postas em confronto inauguram uma outra qualidade temporal naquele espaço. Uma temporalidade mais relativa aos estados de consciência que a qualquer realidade identificável.

Quando acontece essa “prática mestiça”(**), essa hibridização de meios, as imagens são absolutamente ressignificadas e passam a mostrar os registros da percepção temporal de uma maneira simultânea. Libera-se então um tempo que não é mais aquele das imagens, mas sim, um tempo sem tempo.

Um Arquivo Aberto é o que eu gostaria que meus trabalhos pudessem ser. Algo que permitisse a imersão do observador num campo de tempo suspenso.

(*) Edith Derdyk comentando sobre meu trabalho em 2006
(**) expressão usada por Annateresa Fabris sobre o uso concomitante de meios diversos

Adriana Rocha